quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Estrada para Gandolfo, um livro WTF!!


Robert Ludlum (1927-2001), entre outras obras, escreveu Conspiração Bourne, Identidade Bourne (viraram filmes), O Mosaico de Parsifal e mais...Mas um de seus livros é um livro WTF (leia-se Uarafóki)... A Estrada para Gandolfo. Só de retirar o livro da estante me preparo para o riso... Olho para a capa, relembro algumas passagens e o sorriso me surge à face. Sento-me, não posso continuar em pé com cara de bobo em frente à estante. Releio "Duas palavras do Autor" e o Prólogo e eis que surge o primeiro momento WTF... não posso continuar; uma força me impulsiona a levar o mouse até o ícone do editor de textos e estas palavras começam a fluir.

É um livro simples, uma narativa dinâmica; em meio a uma grande correria, finalizei a leitura, lembro-me agora, de suas 321 páginas (edição antiga, letras pequenas) em um final de semana. Só parava para tomar banho, pois nesse específico momento íntimo o livro poderia se molhar, e para me dobrar aos risos a cada momento WTF que o livro contém. E pegava-me desprevenido a todo momento, na mais séria das situações eis que "WTF, Eu... Não... Acredito... ?!?!?!?!" e só continuava a leitura após passar a crise de risos.
Poucos livros criaram em mim tal sensação de leveza e liberdade, a ponto de poder rir madrugada afora sem me importar com os dormentes vizinhos. Um deles, livro, não vizinhos, lembro-me, "Um Capitão de Longo Curso", de Jorge Amado, cujo final é um grande WTF. Passei três dias rindo após terminar a leitura. Na segunda vez que o li, já havia perdido um pouco da graça trazida pela surpresa, então ri somente uma tarde e parte da noite, pois sonhar com gargalhadas não conta.
Estou aqui, agora, com Estrada para Gandolfo em minha frente, pensando em como terminar rapidamente as tarefas diárias imediatas e deixar um monte de coisas para amanhã e poder sentar em minha poltrona e reler esta preciosa obra literária!

Nenhum comentário: