quarta-feira, 20 de abril de 2011

Obras Ruins

Após minha última postagem, refleti um pouco mais e resolvi esclarecer alguns pontos... Quando me refiro a obras realmentes ruins, elas realmente o são. Existem as obras passáveis, existem obras boas e existem as obras "primas". Muitos escritores de Best Sellers conseguem manter uma certa coerência textual o que faz de seus livros passáveis, pelo menos. Alguns escritores em início de carreira tentam desenvolver uma narrativa consistente e ao mesmo tempo trabalhar a estética do texto, muitas vezes produzem obras boas, embora desconhecidas e que dificilmente irão romper a barreira para que a obra seja divulgada nacionalmente, apesar da facilidade da internet. Obras ruins quebram a consistência do texto, não dão segurança ao novo e dão a impressão de serem mal escritas... Dois exemplos simples dessa quebra de coerência textual:

1 - A mudança do foco narrativo: de 1a pra 3a pessoa ou vice versa. É um recurso que alguns escritores utilizaram de maneira fantástica, mas um recurso perigoso pois pode dar a impressão de que o escritor "esqueceu" como o texto estava sendo escrito, aí teremos a impressão do texto ser mal escrito;

2 - A incoerência na linguagem do personagem: se temos um texto narrado em 1a pessoa ou diálogos, precisam ter uma coerência de linguagem, ou algo que dê segurança para que seja utilizado determinado linguajar, algo na história do personagem, na época da história ou qualquer outra coisa que possa dar essa impressão. Se temos um adolescente mediano, que, detestando a escola, se utiliza de uma linguagem culta, cheia de palavras "velhas" ou permeada de mesóclises (observar-se-ia), temos uma incoerência que vai denotar em um texto mal escrito.

Uma questão interessante é que os livros publicados por grandes editoras passam por um rigoroso processo de revisão, onde algumas incoerências como essas são apontadas e corrigidas e o texto reescrito, o que muitas vezes tornam obras ruins em obras passáveis. Mesmo assim quase sempre podemos notar algo que passa despercebido pelo revisor.


Em tempo: sei que tenho sido meio ácido, ultimamente, por aqui, mas logo colocarei alguns posts sem "reclamações"... =)

Nenhum comentário: