terça-feira, 12 de abril de 2011

Algo do passado...

Não posso dizer que conheço os primórdios da internet. Nunca usei um BBS (Bulletin Board System), mas peguei a época do IRC (Internet Relay Chat) e usei internet discada. Já passei um final de semana inteiro tentando fazer download de um arquivo de 10 MB. Peguei o lançamento das conexões gratuitas e transportei muito arquivo em disquetes de 1.4 MB. Ficava feliz em ver uma taxa de download de 5 kbps.

Disso não tenho muita saudade. Mas algumas coisas me fazem falta... Quando participava das micronações e entrava em acirrados e intermináveis debates diplomáticos, a participação em Newsgroups e em grupos de emails. Cheguei a fazer parte do antigo E-group antes de ser incorporado pela Yahoo. Cheguei a ter uma página no HPG (Tertúlia, sobre literatura) e no antigo Geocities com seus endereços intermináveis, ambas feitas no bloco de notas, design tosco mas orgulhosamente digitado cada caracter do código fonte.

Uma das coisas que hoje me faz mais falta era a participação de um grupo de email cujo nome era simples: "poesia". Um grupo que ultrapassa a centena de membros e diariamente trocávamos contos, crônicas ou poesias de própria lavra ou de autores já consagrados. Era um grupo inspirador, onde recuperei contato com um antigo professor e hoje amigo, onde nos apoiávamos e criticávamos (a boa crítica) a tentativa, bem sucedida ou não, de expressar em versos nossos pensamentos, sentimentos ou ideais.

Era uma virtualidade que aproximava, onde descarregávamos um dia estressante de trabalho ou estudo, e compartilhávamos momentos de nossa vida no mundo real, com suas agruras e felicidades. Desejamos muitos votos de felicidade e comemoramos alguns casamentos e nascimentos. Passamos também por momentos de tristeza e tensão, mas era um grupo do qual hoje me lembro e me traz um sorriso nostálgico enquanto escrevo essas linhas.

Me pergunto: existe ainda esse grupo? Há certas coisas do passado que vale à pena recuperar. Vou terminar este post e com certeza vou verificar se minha antiga conta do yahoo (deve completar 13 anos agora em 2011) ainda está ativa e se esse grupo ainda funciona...

Nenhum comentário: